quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

HISTÓRICO

Breve Currículo
ANTONIO CLÁUDIO XIMENES MASSA

Arquiteto por formação e artista plástico autodidata; apaixonado por desenho e pintura desde a infância, desenvolve estas formas de expressão como linguagem e instrumento de criação em varias vertentes de suas atividades profissionais.
Nasceu em 1959, João Pessoa, Paraíba, onde no final dos anos 70, iniciou suas atividades, como artista plástico profissional. Fez trabalhos como ilustrador, no Jornal Oficina Literária, e ingressou na recém criada Associação dos Artistas Plásticos de João Pessoa (AAPP-PB), onde participou de várias exposições coletivas.
Em 1980 ingressa no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.
A partir de 1980, fez ilustrações de livros, exposições individuais e coletivas, expondo sistematicamente seus desenhos e pinturas até os dias atuais em galerias, bibliotecas, Universidades e eventos artísticos.

A partir de 1984, paralelamente às artes plásticas, também passou exercer a Arquitetura como profissão, incorporando o desenho e a pintura no exercício profissional.

Em 1986, inicia o Escritório de Arquitetura em sociedade com o Arquiteto Ernani Henrique Júnior, na Av. Rui Carneiro 33, sala 105, Miramar, João Pessoa/PB, em atividades nos dia atuais.
Em 1992, foi Membro do Júri do Concurso Ópera Prima para Estudantes de Arquitetura.

A partir de 2000 inicia as atividades de magistério como Professor das disciplina de Oficina de Desenh e Projeto Arquitetônico, no recem criado curso de Arquitetura e Urbanismo, do UNIPÊ-JP. Também ministra cursos de Desenho e pintua até os dias atuais.

Em 2004 Inicia o Atelier de Arte Livre, onde ministra cursos de desenho e pintura para várias áreas da produção artística, até os dias atuais.

Em 2005 - Professor convidado para ministrar a disciplina de Desenho de Observação, do curso de Design de Moda do CEFET - JP.
Em 2008, cria o blog Oficina - Desenho, com o objetivo de abrir um espaço coletivo para a divulgação e debate do desenho a mão.